Rotas para fugir do trânsito em dias de chuvas na Zona Norte

02-05-2011 13:42

 

Congestionamentos na avenida Rui Barbosa são agravados com ausência de agentes
Foto: Vanessa Araújo/ NE10

Problemas com congestionamentos e ruas alagadas têm sido constantes na rotina dos recifenses quando chove, principalmente, no início da manhã. Apesar disso, um dos maiores problemas vistos é a falta de sinalização em diversas ruas, com semáforos apagados e ausências de agentes da CTTU para auxiliar no fluxo de carros. Para tentar fugir da retenção do trânsito, o NE10 foi às ruas da Zona Norte da cidade e procurou rotas alternativas para circular pela área na manhã desta segunda (2).


A reportagem trafegou com um taxista acostumado a andar pela cidade. A corrida com o motorista de táxi Edcleison Silva, 34, iniciou por volta das 8h, com saída do centro da cidade em direção à avenida Rui Barbosa e retorno para avenida Agamenon Magalhães. No percurso em direção à Zona Norte, o trânsito fluía normalmente.

No entorno do Colégio Damas, a retenção do trânsito é comum durante o período da manhã, principalmente porque muitos pais param nas faixas para o desembarque dos filhos. Segundo o taxista Edcleison Silva, a ausência de agentes de trânsito agrava o problema. "Neste trecho, os semáforos fecham rápido e não conseguem dar vazão à quantidade de carros. Se tivesse algum guarda para auxiliar, fluiria melhor", comenta.

Para fugir do congestionamento da avenida Rui Barbosa até Olinda, na Zona Norte, a melhor opção é entrar à esquerda na Rua Amélia, depois seguir pela Rua do Espinheiro e entrar na Agamenon Magalhães. 

Já para a Zona Sul, o melhor caminho encontrado pela reportagem saindo da Rui Barbosa foi entrar na Rua das Graças, depois pela Gervásio Fioravante, seguir pela Cardeal Arcoverde e depois pela Rua das Pernambucanas. Neste trecho, foram detectados três semáforos desligados, mas nenhum agente de trânsito.

Após esse percurso, a sugestão é entrar na Rua Joaquim Nabuco, depois entrar à esquerda na Rua Clemente Pereira e depois na rua Manoel Caetano. Passando pelo Quartel do Derby, seguir pela Jener de Souza até chegar à Agamenon. "Economizamos, pelo menos, 20 minutos. Poderíamos passar até 40 minutos presos na Rui Barbosa", destaca o taxista. O trajeto cerca de 15 minutos.

Voltar